Projeto Clínica Escola para Autismo em Belém
- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Estima-se que 24% da população brasileira possua alguma deficiência e dentro deste percentual o Brasil possui aproximadamente dois milhões de autistas. Apesar do número expressivo, os autistas ainda possuem pouca visibilidade, necessitando de profissionais capacitados que entendam esse transtorno e possam trabalhar com maior zelo levando em consideração essa condição tão específica.
Com o intuito de criar um ambiente com atendimento multidisciplinar voltado para crianças, adolescentes e adultos com autismo, foi criada pela Prefeitura de Itaboraí, em um projeto pioneiro no Brasil, a primeira Clínica-Escola do Autista. O projeto visa a capacitação e inclusão dessas pessoas no ensino regular.
Seguindo este exemplo pioneiro, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), está integrando o grupo de trabalho para implementação da Clínica Escola para autismo. A proposta foi elaborada em parceria com diversas entidades de educação inclusiva e o Projeto TEA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
O projeto tem o intuito de implementar um projeto piloto em Belém e que este possa servir de referência para os demais municípios do Pará!
Para muitos pais com filhos autistas o projeto é uma esperança de melhor qualidade de vida, uma vez que não existem muitos profissionais qualificados para lidar com esse tipo de transtorno.
Esse projeto é ou não é fantástico?!
E no dia 25 de abril deste ano foi realizado uma Audiência Pública na ALEPA onde se debateu sobre o projeto e claro que a Hqs do Lucas não ficou de fora dessa! Veja algumas fotos do evento.





O projeto recebeu apoio do Governo do Pará e parlamentar. O deputado estadual Carlos Bordalo frisou que ano passado conseguiu a aprovação de uma emenda parlamentar no valor de R$1,5 milhões com o propósito de criar a clínica-escola! Foi dada a largada para a concretização deste projeto importantíssimo!

Comentários