BG-HQS-DO-LUCAS-BRANCO.png

Sobre o Lucas

Lucas Moura Quaresma é um jovem portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e autor e ilustrador de revistas em quadrinhos. As histórias por ele produzidas impactam as pessoas de uma maneira especial porque transmitem sua maneira de enxergar o mundo, ora em histórias de puro entretenimento e aventura, ora em histórias que transmitem mensagens de conscientização sobre diversos assuntos.

Veja como surgiu a HQ’s do Lucas

O diagnóstico de autismo clássico veio ainda nos primeiros anos de vida e naquela época não era fácil obter informações e ter acesso a locais onde crianças portadoras do TEA encontrassem tratamentos que pudessem lhes dar a qualidade de vida que mereciam, explorando seus limites e potencialidades. Tudo isso foi muito angustiante para os familiares do Lucas, fazendo com que precisassem ir em busca de informações e tratamentos fora de Belém.

Desde cedo algo era notório: o entusiasmo do pequeno Lucas pelos desenhos animados. Com apenas 10 meses de idade ele já assistia desenhos animados, prestando atenção do início ao fim, sem se distrair com outros sons ou atividades, o quer é bem incomum para esta faixa etária.

Essa relação com as animações e, na sequência, com o desenho como forma de se expressar, foi se tornando mais íntima a cada dia, transformando-se em uma maneira de se comunicar com o mundo, o que, mais tarde, se revelou uma forma de ajudar outras pessoas a conseguirem também se comunicar ou, pelo menos, se sentirem compreendidas, algo muito significativo quando se trata de autismo.

Em 2016, Lucas não apenas se graduou em Design de Produtos (IESAM/Estácio – Belém/PA) como também publicou sua primeira HQ. De lá para cá, as historinhas têm alcançado cada vez mais crianças e jovens por todo o país e até fora do Brasil, se identificando com a forma de se expressar do Lucas. Atualmente já são mais de 14 revistinhas, algumas delas em parceria com instituições como o SICREDI NORTE e o SEBRAE BELÉM.

BG-HQS-DO-LUCAS.png

Tudo isso torna o Lucas um exemplo do quanto pessoas portadoras de transtornos e/ou deficiências podem encontrar seu caminho e, através dos seus talentos, impactar outras, ajudando-as a lidar com seus medos e dificuldades.

 

Em abril de 2019, nosso quadrinista recebeu um Diploma em reconhecimento por sua contribuição em Histórias em Quadrinhos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

No ano seguinte, foi convidado pela GAOPA – Associação de Apoio e Orientação aos Pais de Autistas – para desenvolver a logomarca da organização e pela OAB para criar o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência da OAB/PA. 

O Lucas tem conseguido, por meio da sua arte, mostrar aos outros esse modo incrível de ver o mundo, ajudando a desmistificar o autismo, o que é essencial para a inclusão desse público, além de estimular a leitura dos pequenos, algo muito importante para a formação deles.

Diploma em reconhecimento pela contribuição em

Histórias em Quadrinhos na ALEPA

A história da HQ’s do Lucas se confunde com a trajetória desse jovem designer que desde cedo usava o desenho para se comunicar. 

Essa forma de expressão sempre foi incentivada pelos pais que precisaram encontrar formas de organizar os desenhos feitos de maneira que não se perdessem com o passar do tempo. Assim, passaram a encaderná-los. O resultado foram diversos cadernos com essas produções que para Lucas eram como diários e por isso sempre foram guardados com muito carinho. Somente os mais próximos e em ocasiões especiais tinham acesso a essas criações.

História e objetivos do Projeto

Ao longo dos anos, dezenas de cadernos foram sendo arquivados até que Lucas passou no vestibular e chegou à universidade, onde conheceu Thayz, já graduada no mesmo curso – Design de Produtos – e indicada para lhe dar aulas de reforço. Quando teve acesso a um desses cadernos, Thayz percebeu o enorme potencial das histórias contadas por meio das ilustrações ali contidas e o quanto elas poderiam dialogar com crianças.

Isso porque os desenhos e depois as HQs, a forma encontrada por aquele talentoso menino de expressar suas angústias, medos e dúvidas era também a chance de ajudar outras famílias a lidarem com as dificuldades de expressão das crianças, colaborando para uma compreensão mais efetiva desse incrível universo particular em que vivem os portadores do TEA.

Maria Emídia, uma amiga muito querida e que já acompanhava o desenvolvimento do Lucas, juntou-se ao nosso projeto e seu olhar mais objetivo foi muito importante para a consolidação da HQ’s do Lucas como marca, bem como sua inserção nas escolas, o que, sem dúvida, possibilitou ao projeto ter novo fôlego e alcançar muito mais crianças.

Ao longo do tempo, fomos compreendendo o que nos motivava e que se traduzia em objetivos para a marca. Eles envolvem estimular a leitura com literatura em quadrinhos, mostrar situações rotineiras sob o olhar de um jovem com autismo, compartilhar experiências de superação cotidiana na vida de um autista, tornar possível o contato de crianças e adultos com o Lucas e seu modo incrível de ver o mundo, promover ações que estimulem as famílias com pessoas autistas a lutarem para, juntas, superarem barreiras e promover a inclusão.

A HQ’s do Lucas é uma marca que vem crescendo mais a cada dia. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, algumas revistinhas ganharam versões digitais e gratuitas, acessíveis a qualquer pessoa por meio do nosso site.

A lição mais importante que queremos deixar é que uma pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista, com o apoio e capacitação das pessoas que lhe rodeiam, é capaz de superar obstáculos que pareciam impossíveis e realizar feitos incríveis!

Onde encontrar as HQs do Lucas*

  • Livraria Fox - Tv. Dr. Moraes, 584 - Nazaré

  • Polo Joalheiro - Praça Amazonas - Jurunas

  • Forte Center - Av. Sen. Lemos, 1580 - Telégrafo

  • Revistaria Israel no IT Center - Av. Senador Lemos, 3153

  • Na Figueredo - Estação das Docas - Armazém 01

  • Boulevard Marajoara - Estação das Docas - Armazém 01

  • Caturama – Estação das Docas -  Armazém 01

  • Humana Gastronomia - Travessa Pirajá, 1892, Marco

  • Geek News Store - Shopping Metrópole, Piso L1 - Ananindeua - PA

  • Espaço Arima - Estrada do Maguari, Pass. do Sol, 135 - Ananindeua - PA

  • Atelier Ana Santos - Tv. Quintino Bocaiuva, 1821, Nazaré

* Os estoques devem ser previamente confirmados pelo consumidor com os fornecedores listados, tendo em vista a situação de pandemia.

  • whatsapp (7)
  • facebook (4)
  • youtube
  • instagram (3)

(91) 98162-8879 / (91) 98816-9311 / (91) 98353-0082

HQs do Lucas © 2021

Site criador por

pequeno_logo_joker_braco.png